Postou 16 setembro 2009 - 11:13
1. Como vocês divulgam seu trabalho para converter em clientes? (Através de um próprio web site, vai em lojas em busca de clientes...)
Resp: A grande maioria dos trabalhos são por indicação, e a segunda fonte é meu site. O segredo para sempre ter trabalhos, é atender seus clientes com a maior atenção possivel, cumprir prazos a risca, interpretar corretamente um briefing. Isso é muito importante, o briefing é a chave para a satisfação do cliente diante do seu projeto, se você conseguir atingir o que o cliente tinha em mente, ele ficará muito satisfeito e se tornara um divulgador "gratuito" do seu trabalho. É assim que trabalho.
2. Vocês conseguem em média quantos projetos para vender por mês?
Resp: A media de trabalhos mensais gira em torno de 5 a 6, com valores médios variando entre 1000 e 1600 reais, dependendo do projeto (se terá CMS, animação em flash, etc.). Porém se for trabalhar como freela guarde sempre uma reserva financeira para dezembro e fevereiro, são os piores meses para fechamento de contratos. (é, o pessoal se preocupa mais com o carnaval, natal e ano novo, do que com o trabalho).
3. Creio que o primeiro projeto seja difícil de conseguir o cliente, você demorou quanto tempo para conseguir vender seu primeiro projeto?
Resp.: Vendi meu primeiro projeto durante meu primeiro curso de Web, para uma consultoria em imóveis de um conhecido, e claro foi vendido por um valor simbólico. Algo que falo muito para Web Designers que estão iniciando, é que não cobrem pelos primeiros serviços, procurem instituições de caridade, ONGs, etc, e façam os primeiros trabalhos sem cobrar nada. Se você for cobrar, vai cobrar pouco, vai prostituir nossa profissão e baratear nosso trabalho no futuro, e aposto que no futuro você vai querem ganhar bem, certo?
4. Você tem quantos anos? Atua como web designer à quanto tempo?
Resp.: 24 anos, fiz meu primeiro curso de Web em 1998, aos 13 anos, Graduado em Comunicação Digital e Pós Graduado em Design de Interfaces.
São 11 anos ao todo. O tempo todo trabalhando e estudando, nunca pare de estudar, sempre procure por novas tecnologias, estude-as, se destaque dos demais.
Pra mim o maior segredo, é além de se especializar na parte técnica, se especializar também na área comercial, fazer cursos de vendas. Um muito interessante e voltado para nossa área é o curso de "como vender sites" do Bruno Ávila.
Recomendo alguns livros:
- Como fazer amigo e influenciar pessoas
Foi lançado em 1937 pelo escritor americano Dale Carnegie, e se mantém muito atual até hoje! Um ótimo livro para aprender a convencer pessoas, inclusive a comprar seus serviços.
- Não me faça Pensar
Pelo escritor Steve Krug – Uma obra prima da usabilidade
Também recomendo assistirem o DVD “Profissão Web Designer” de Bruno Ávila.
Boa sorte, e bem vindo a profissão.