Boa noite a todos.
Tudo o que foi falado aqui a respeito do Java e do .NET tem tudo a ver com as tendências de mercado, isso já estamos careca de saber, entretanto vejo que aqui foram expostas nas opiniões de alguns as tendências preferenciais para um determinada linguagem (.NET) do que a outra (JAVA), não por questões de funcionalidade da linguagem, mais sim pela simplicidade de sua programação. Ora isso depende de um fator, senão vejamos:
Programadores Juniors: São aqueles que sabem manuseiar a interface gráfica (Framework) e sabem apenas complementar a lógica de suas aplicações. Neste caso aqui o .NET leva vantagem
Programadores Seniors: São aqueles que além de saberem manusear as interfaces gráficas, sabem também montar as suas interfaces gráficas via código, inclusive há aqueles que fazem o seu próprio Framework. É aqui que o JAVA e C# leva vantagem.
Não quero dizer com isto que programadores em .NET não saibam pragramar os Frameworks, pois há programadores Seniors na área de .NET também, é claro que o uso da complexidade ou da simplicidade de um linguagem vai depender de outros fatores tais como:
1º) A complexidade do projeto que voce está desenvolvendo, e o tipo de banco de dados que o mesmo vai utilizar, e isto geralmente é determinado pelo tamanho da Empresa e pelos recursos que esta está disposta a gastar para investir.
2º) O tempo que voce dispõe para desenvolver o projeto, é ai que a linguagem que te oferece o ambiente de aplicação rápida (RAD = Rapid Application Developement) ou qualquer outra que te facilite na montagem da Interface Gráfica com o seu código pré definido, vai levar vantagem disparado.
3º) Sistema Operacional que esta Empresa usa. A maioria usa Windows, entretanto empresas de grande porte já utilizam Linux com servidores e Windows nas máquinas clientes, há outras que só utilizam Linux em qualquer situação.
Quanto ao terceiro e último quesito, creio eu que o JAVA leva certa vantagem por causa da sua portabilidade. Eu não sei se .NET roda no Linux, acho que não.
Outra coisa que esquecemos de falar, é sobre o PHP, pois há pessoas que acham o PHP melhor que .NET, isto após colher algumas opiniões de amigos meus que trabalharam com o .NET e abandonaram, agora só trabalham com o PHP.
Na minha opinião, o Sublyer está correto, acho que cada um deverá aprender um pouco das duas linguagens, isto porque vai depender desse ou daquele fator já acima mencionado que ora são as exigências da Empresa pela qual voce se candita a trabalhar, ou se candidata a ser contratado por ela para desenvolver um software apenas, e sempre leve em consideração quanto a funcionalidade da linguagem para uma determinada situação, e não tão somente a simplicidade de sua programação, e levando a sério, acho que não se deve ficar limitado somente nestas duas plataformas (JAVA e .NET), até porque o DELPHI até aqui já foi mencionado.
Pasmem !!! Com essa história que vou contar. Trabalhei com um amigo aqui que era phd em Delphi, JAVA e VB.NET, além é claro de ser Web Designer, e se candidatou a uma vaga de Analista Senior numa das filiais da fábricas de tintas Suvinil aqui Rio, e não foi aprovado, sabe por que ? Não tinha conhecimento em COBOL. Pois é, ele chora até hoje porque não aprendeu o COBOL, que lhe fez perder a chance de receber miseravelmente R$ 7,400,00 Reais por mes, acreditem.
AH. Discordo com discordância do nosso amigo Quintelab, quando diz.
Só não concordo que o Delphi de um banho no VS, tanto que o Delphi hoje é uma cópia do VS, se pegar as os últimos agora são todos idênticos ao VS. E até o .net estão adicionando como linguagem de desenvolvimento, apesar de não ter ido pra frente.
Quintelab, acho que foi ao contrário. Apesar do VB (Visual Basic) ter sido lançado um pouco antes do Delphi, muito antes de lançarem o novo Visual Studio em 1997, o Delphi já era parcialmente orientado a objetos desde a sua primeira versão lançada em 1995, utilizando-se da linguagem Turbo Pascal, que mais tarde nas versões posteriores do Delphi passou a denominar Free Pascal e depois o Object Pascal. Quando lançaram o Visual Studio 6, este incorporava o VB6, o Fox Pro 6 (quem lembra deste) e C++, trazia apenas o VB6 orientado a eventos, o Fox Pro utiliza-va se de um combinado de Clipper com Basic e somente o C++ que estava começando a ser orientado a objetos. Quanto a funcionalidade, até mesmo voce reconhece que o Delphi dá banho, voce sabe porque ? Enquanto a suíte Visual Studio juntamente com o VB ficou lactente por alguns anos, o Delphi prosseguia sempre aprimorando novas versões, eis o porque a gama de componentes que o Delphi dispõe em relação ao VB6, o Delphi ganha de lavada, nas versões 6 e 7 do Delphi, foram incorporadas as bibliotecas CLX do Kylix, para ambientes multiplataformas, enquanto a Microsoft paralelamente brigava para tirar o Linux do mercado, e até hoje briga para tirar o Java de mercado. Na versão 8 do Delphi foi incorporado o conceito .NET, porém não foi um cópia da Microsoft, e sim porque a plataforma .NET se baseia em um dos principios utilizados na tecnologia Java (compiladores JIT).
Além disso, quem copiou de quem o conceito de orientação a objetos ? Outra coisa a saber é que apesar da Borland ter mantido o .NET nas suas suítes Borland Enterprise Studio 2005 e 2006, a Code Gear, firma esta que comprou metade do direitos autorais do Delphi, dá mais importância ao PHP do que .NET, desmembrando o Delphi a partir da versão 2007 em Delphi for Win32 para aplicações desktops e Delphi for PHP para aplicações em Web.
É só dar uma olhadinha nestas páginas:
Sobre o Delphi:
http://pt.wikipedia....C3%A7%C3%A3o%29
Sobre o Java:
http://pt.wikipedia..../Linguagem_Java
Sobre o Visual Studio.
http://pt.wikipedia....t_Visual_Studio
Sobre o .NET
http://pt.wikipedia.org/wiki/.NET
Não quero deixar aqui registrado a minha tendência pelo Delphi ou qualquer outra linguagem de programação, apenas quero chamar a atenção que em TI devemos procurar aprimorar cada vez mais os nossos conhecimentos, e nos adaptar a linguagem que mais se adeque os ambientes onde nossas aplicações irão rodar, seja em Delphi, JAVA, e etc. Tanto até que larguei um pouco o Delphi e estou me aprimorando em JAVA, e também confesso que estou tentado a me aplimorar também em .NET, pois vá que eu precise da mesma.
Um abraço a todos.